NOTÍCIAS

MISSÃO
      NOTÍCIAS
       








   
Morador de prédio deve fazer manutenção de aquecedor a gás

publicado em 15/08/2013

Morador de prédio deve fazer manutenção de aquecedor a gás Manutenção anual pode evitar acidentes, diz especialista. Márcio Rachkorsky responde dúvidas sobre o assunto no SPTV. Apesar de não existir lei nem fiscalização, a manutenção de aquecedores a gás em condomínios deve ser feita uma vez ao ano. Por questões de segurança, a utilização de botijão a gás também é proibida em apartamentos apesar de muito moradores não cumprem a regra, como mostrou a reportagem do SPTV desta terça-feira (23).

Se você tem algum caso para contar ou alguma pergunta para fazer sobre vida em condomínio, envie para nós. Você pode falar dos problemas com vizinhos ou mostrar alguma solução criativa que seu prédio encontrou para melhorar a vida das pessoas.

Até dois anos atrás um condomínio no bairro Pedreira, na Zona Sul de São Paulo, tinha botijões de gás dentro dos apartamentos. A síndica insistiu e conseguiu aprovar a instalação do gás encanado. Mesmo sabendo dos riscos de uma explosão, ainda há morador que não cumpre a regra.

“Está proibida a entrada botijão de gás, mas tem morador que esconde no carro e entra”, conta a sub-síndica Nádia Ambrósio .

Além de todos os cuidados com o gás do fogão, o morador tem que ficar atento sobre o aquecedor a gás. Quem não faz a manutenção do equipamento corre sérios riscos. Não existe lei que obrigue o condomínio a fazer manutenção nos aquecedores. Mas, segundo o técnico de aquecedores Leandro Costa, o morador corre risco se não fizer a manutenção adequada.

“Se vazar gás, pode queimar amarelo, que cria fuligem, que vai danificar a chaminé, e o gás produzido pelo queima vai se tornar prejudicial para saúde, senão vira gás carbônico”.

Especialistas também alertam para que o aquecedor seja instalado na área de serviço e não no banheiro. O local de instalação precisa ter janelas sempre abertas para dissipar o gás. Se o morador chegar em casa e sentir cheiro forte de gás, ele não deve acender as luzes. É necessário abrir as janelas, fechar a alimentação do apartamento e chamar a empresa responsável pelo fornecimento.

fonte: portal g1.globo.com